A modelagem industrial é uma técnica desenvolvida na construção das peças, através da leitura e interpretação dos croquis de criação, modelos ou figurinos, em formas bi ou tridimensionais, desenvolvidas para a elaboração dos protótipos.

Na modelagem industrial plana, os moldes são traçados sobre o papel, utilizando uma tabela de medidas e cálculos geométricos. As tabelas de medidas representam circunferências de busto ou tórax, cintura e quadril.

Todas as dimensões são tiradas com uma fita métrica rente ao corpo ou com o auxílio de equipamentos especiais, utilizados por instituições especializadas em medidas do corpo humano. Nenhuma dessas proporções inclui margens de costuras ou folgas.

A modelagem industrial, decorrente do projeto de produto, é uma engrenagem extremamente importante e necessária no processo de produção das roupas. Através dela, pode-se dar ao mercado fashion – exigente e complexo – estratégias para diferenciar o produto de moda.

O mercado de moda está aberto a profissionais capacitados, o que atualmente está em falta, existe uma carência grande de profissionais qualificados para atuarem em diversas funções, em especial modelagem e costura.

Depois de formados, os modelistas podem trabalhar em ateliês e confecções ou como profissional autônomo, em cargos de modelista para feminino, masculino, infantil ou assistente de modelagem e revisora.

Modelistas

Costureiras

Profissionais em Geral

Estudantes de moda

E interessados que desejam se profissionalizar na área de modelagem.

Construtivismo, aulas teóricas, expositivas, pticas e interativas.

Construtivismo significa a ideia de que nada, a rigor, está PRONTO, ACABADO, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado em nenhuma instância, como algo “terminado”.

Entendemos que “construtivismo” na Educação, poderá ser a forma teórica ampla que reúna as várias tendências atuais do pensamento educacional, tendências que têm em comum a insatisfação com um sistema educacional que teima (ideologia) em continuar dessa forma particular de transmissão que é a Escola, que consiste em  RECITAR, APRENDER, ENSINAR o que já está pronto, ao invés de FAZER AGIR, FAZER PENSAR, OPERAR, CRIAR, CONSTRUIR E DESCONSTRUIR, a partir da realidade vivida por alunos e professores.

Os alunos, através de aulas com estudo dirigido em grupos pequenos, com muitas práticas de exercícios, transformam o conhecimento aprendido, em livros(portfólios).

Diferentemente de outras instituições de ensino, em que as aulas são ministradas para turmas de cinquenta a sessenta participantes, não havendo nenhuma forma de interação entre professor e alunos, os cursos do Instituto Milano de Moda oferecem uma estrutura de no máximo 6 a 10 alunos por turma com total integração entre discentes e docentes, e apoio integral da coordenação dos cursos.

Atualizar e/ou qualificar os funcionários das empresas na Indústria Têxtil de Confecção e Comércio Lojista, para que ampliem seu campo de ação, conseguindo assim o aumento da produtividade e mais potencial criativo.


A EDUCAÇÃO deve ser um processo de CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO o qual ocorre, em condição de complementaridade, ENTRE ALUNOS e PROFESSORES.
(Fernando Becker, Publicação: Série Idéias n. 20. São Paulo: FDE, 1994. Páginas: 87 a 93)

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